NQuestões

  • Público

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 753

    | Pedagogia

    Questão: Q83710

    Disciplina: Pedagogia

    Vive-se um momento de grande instabilidade mundial ao lado de uma forte globalização. A abordagem do Treinamento e Desenvolvimento como processo permanente e contínuo implica um modo de formação e crescimento das pessoas. Dentro de uma abordagem sistêmica podemos considerar as seguintes seqüências:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 752

    | Pedagogia

    Questão: Q83709

    Disciplina: Pedagogia

    O processo de socialização dos novos membros, quando são transmitidos valores e comportamentos, é crucial para a reprodução do universo simbólico da organização. Os programas de treinamento que se utilizam destes rituais de inclusão são conhecidos como:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 751

    | Pedagogia

    Questão: Q83708

    Disciplina: Pedagogia

    No universo organizacional contemporâneo, a disponibilidade à mudança da cultura organizacional deve ser permanente. Nesse contexto, considere as seguintes afirmações: I - A especialização funcional fragmenta os elementos da missão global da organização, aumentando a resistência à mudança e fazendo com que responsabilidade de departamentos separados crie uma estrutura que supostamente seria de cooperação em competição. II - O enfoque mecanicista da organização - racionalidade instrumental ou funcional - se contrasta com a racionalidade substancial dos sistemas atuais, que é reflexiva e auto-organizadora. III - A facilidade em se atingir respostas eficazes às circunstâncias de mudança é em geral atribuída ao alto grau de especialização das diferentes áreas funcionais dentro da organização (por exemplo, produção, marketing, finanças etc..). IV - Procedimentos pouco padronizados e canais de comunicação em rede são freqüentemente incapazes de lidar eficazmente com circunstâncias novas. Assinale se:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 750

    | Pedagogia

    Questão: Q83707

    Disciplina: Pedagogia

    Com a era da informação, as mudanças se aceleraram e o mundo produtivo se transformou em um ambiente instável levando à necessidade de organizações flexíveis e orgânicas. São as organizações orgânicas, cujas características estão em uma ou mais das seguintes afirmações: I - ênfase na cadeia de comando; rígida divisão entre o trabalho mental e o manual; II - comunicação feita através de uma estrutura matricial ou em redes; maior trânsito de informações e sugestões que de instruções; III - exigência de pessoas com capacidade para criar e executar tarefas ao mesmo tempo, em todos os níveis da organização; IV - estruturas verticalizadas e centralizadas cedendo espaço às estruturas horizontais e amplamente descentralizadas. Assinale se:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 749

    | Pedagogia

    Questão: Q83706

    Disciplina: Pedagogia

    As questões relacionadas à área de Gestão de Pessoas têm se tornado essenciais no mundo de negócios. Nesse sentido, a área precisa desempenhar papéis cada vez mais múltiplos e complexos. Ulrich (2000) destaca que as estratégias para a produção de resultados dependem principalmente:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 748

    | Pedagogia

    Questão: Q83705

    Disciplina: Pedagogia

    Peter Senge, em seu livro "A Quinta Disciplina" sobre aprendizagem organizacional, comenta que o ser humano é naturalmente motivado a aprender, explorar e experimentar. Ressalta que no âmago da organização de aprendizagem está a mudança de mentalidade. Para o autor a quinta disciplina é:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 747

    | Pedagogia

    Questão: Q83704

    Disciplina: Pedagogia

    No desenho de um programa de desenvolvimento de competências gerenciais foram estabelecidas uma série de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir: I - Análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual; II - Exposição com auxílio audiovisual; III - Um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal; IV - Uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes; Assinale a correspondência correta:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 746

    | Pedagogia

    Questão: Q83702

    Disciplina: Pedagogia

    O treinamento é um processo cíclico e contínuo. Podemos considerar que o Levantamento de Necessidades de Treinamento refere-se à etapa:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 745

    | Pedagogia

    Questão: Q83700

    Disciplina: Pedagogia

    Nas últimas décadas, várias concepções de gestão de negócio deram uma visão mais prática à ideologia da Qualidade Total. Entre aquelas que tiveram maior influência no comportamento e na cultura organizacional foi a idéia de Organização Qualificante (Zarifian,1992). Assim, a organização qualificante deve:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 744

    | Pedagogia

    Questão: Q83698

    Disciplina: Pedagogia

    Nos anos 80 surgem os movimentos que marcam o final do século XX - informação e conhecimento - trazendo a marca do avanço na informatização. No campo do treinamento, uma tendência domina a área:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 743

    | Pedagogia

    Questão: Q83696

    Disciplina: Pedagogia

    A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão flexível tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação ao modelo flexível podemos considerar: I - Estruturas verticalizadas e centralizadas cedem espaço a estruturas horizontais e amplamente descentralizadas; II - Administração padronizada; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; III - Exige-se cada vez mais que os trabalhadores assumam uma postura voltada para o autodesenvolvimento e para aprendizagem contínua. Assinale se:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 742

    | Pedagogia

    Questão: Q83694

    Disciplina: Pedagogia

    O planejamento de uma pesquisa de clima organizacional deve ter entre os seus objetivos: I - Identificar o entendimento da missão pelos membros da organização; II - Fornecer o diagnóstico motivacional de uma organização; III - Verificar se na tomada de decisão há compartilhamento de responsabilidade e controle dos resultados. Assinale se:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 741

    | Pedagogia

    Questão: Q83693

    Disciplina: Pedagogia

    Numa perspectiva humanista, o modelo da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a última classe de incentivos que sucede as demais na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 740

    | Pedagogia

    Questão: Q83692

    Disciplina: Pedagogia

    A globalização surge como fator fundamental - não só para as organizações como também para os profissionais - no despertar para a necessidade da rápida adaptação ao novo cenário: dinâmico, competitivo e de grande complexidade. O mundo corporativo percebe que a tecnologia não é o único diferencial. O laboratório de sensibilidade volta-se para:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 739

    | Pedagogia

    Questão: Q83691

    Disciplina: Pedagogia

    A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. Segundo Peter Senge, em seus textos sobre aprendizagem organizacional, cinco disciplinas convergem para inovar as organizações: I - Cultura flexível quanto a padrões e estilos de comportamentos; construção da memória organizacional; apropriabilidade; redução de subjetividade; clareza das regras; II - Raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade; III - Objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais. Assinale se:

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    NCE - 2006 - ELETRONORTE - 738

    | Pedagogia

    Questão: Q83690

    Disciplina: Pedagogia

    O capital humano é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual. Já o de Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia, Educação e da Teoria dos Sistemas. Entre os seus pressupostos estão: I - Estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho; II - Foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais; III - Educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição; IV - Adoção de práticas participativas; busca do envolvimento das pessoas; a busca da excelência e desenvolvimento de equipes. Assinale se:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 656

    | Pedagogo

    Questão: Q78280

    Disciplina: Pedagogia

    Na área de saúde, um projeto de educação permanente é de grande importância, proporcionando educação no trabalho, atualização, capacitação profissional de base e avançada. A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96, mais particularmente no Capítulo III, abriu espaços para a educação profissional com inovações e oportunidades, porque:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 655

    | Pedagogo

    Questão: Q78279

    Disciplina: Pedagogia

    Em um hospital público foram criadas turmas para a educação de jovens e adultos, funcionários da instituição. Tal procedimento está de acordo com o art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9.394/96 porque:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 654

    | Pedagogo

    Questão: Q78278

    Disciplina: Pedagogia

    Durante a realização da pesquisa, Rosa necessita interpretar os dados coletados. Os aspectos fundamentais que devem apoiar a análise interpretativa são:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 653

    | Pedagogo

    Questão: Q78277

    Disciplina: Pedagogia

    Na etapa correspondente ao trabalho de campo, Rosa realizou entrevistas não-estruturadas, que consistem em:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 652

    | Pedagogo

    Questão: Q78276

    Disciplina: Pedagogia

    A área de saúde tem como característica ser prestadora de serviços, não apenas os que são oferecidos pelo profissional médico, mas também por uma série de profissionais de outros campos do conhecimento que concorrem para a necessidade de cuidar de pessoas. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta os aspectos que definem a prestação de serviços, no que diz respeito à assistência direta.

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 651

    | Pedagogo

    Questão: Q78275

    Disciplina: Pedagogia

    Sendo uma área multidisciplinar, atuar em saúde supõe trabalhar em grupo. Há que se considerar os aspectos que justificam o trabalho em grupo. As afirmativas que se seguem dizem respeito à atuação em grupo nas organizações. Identifique as que são falsas
    (F)
    e as que são verdadeiras
    (V)
    . ( ) Admitir que o trabalho em grupo serve para todas as situações é aceitar a existência de um modelo único para qualquer hipótese, o que, notadamente, não é verdade. ( ) A participação do grupo nas decisões favorece o comprometimento e o envolvimento do profissional com a organização. ( ) Delegar uma tarefa a um grupo supõe que o conhecimento necessário para realizá-la ficará disperso por diferentes pessoas em áreas distintas. ( ) Uma das funções preponderantes do grupo é ter a oportunidade de opinar, o que supõe que está havendo participação na gestão e na tomada de decisões. ( ) Somente a organização grupal é produtora de aprendizagem eficaz. A seqüência correta é:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 650

    | Pedagogo

    Questão: Q78274

    Disciplina: Pedagogia

    As organizações de aprendizagem se baseiam no grupo como núcleo de uma comunidade desejosa por ampliar conhecimentos. Elas se firmam em cinco grandes áreas: raciocínio sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, objetivo comum e aprendizado em grupo. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma dessas áreas.

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 649

    | Pedagogo

    Questão: Q78273

    Disciplina: Pedagogia

    Uma equipe multidisciplinar iniciou o planejamento de um programa educativo para o controle da obesidade. O planejamento a ser desenvolvido estará no nível operacional, que consiste em:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 648

    | Pedagogo

    Questão: Q78272

    Disciplina: Pedagogia

    O processo de planejamento impulsiona mudanças e melhorias na cultura organizacional. Para que se possa auxiliar na promoção de mudanças por meio de um processo de planejamento, faz-se necessário compreender o conceito de cultura organizacional, que vem a ser a(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 646

    | Pedagogo

    Questão: Q78271

    Disciplina: Pedagogia

    Rosa é uma pedagoga que está organizando um ciclo de palestras sobre prevenção da malária, que serão ministradas por um médico a grupos de pessoas de camadas populares. O médico não é professor, e Rosa o ajudou a, primeiramente, planejar "o que" e "como" o assunto seria comunicado nas palestras, fazendo-o considerar que todo planejamento educacional deve ter como ponto de partida:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 645

    | Pedagogo

    Questão: Q78270

    Disciplina: Pedagogia

    Um debate entre profissionais de saúde sobre o aumento de casos de gravidez na adolescência gerou polêmica quando um dos participantes culpou a televisão e outros meios de comunicação pela erotização precoce e pelo crescimento de casos de adolescentes grávidas. Um participante do debate, com ampla noção acerca do uso de meios audiovisuais na educação popular, se posicionaria criticamente, argumentando corretamente que:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 644

    | Pedagogo

    Questão: Q78269

    Disciplina: Pedagogia

    Um novo equipamento chegou a um posto de atendimento médico e foi organizado um curso para que os profissionais da unidade recebessem instruções para lidar com a nova tecnologia. A partir da situação descrita, analise as afirmativas que se seguem, identificando as falsas
    (F)
    e as verdadeiras
    (V)
    . ( ) O desenvolvimento de recursos humanos proporciona aprimoramento pessoal e organizacional. ( ) Um processo de educação continuada deve ser proporcionado apenas aos profissionais que utilizarão o equipamento. ( ) A administração de desempenho profissional deve ir além do treinamento técnico, prevendo o desenvolvimento mais amplo dos indivíduos. Assinale a opção que apresenta a seqüência correta:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 643

    | Pedagogo

    Questão: Q78268

    Disciplina: Pedagogia

    As competências profissionais podem ser desenvolvidas nas pessoas por meio de um modelo educativo. Uma das vias que podem ser propostas é a reflexão antecipada de mudança sobre a ação, cuja dinâmica consiste em:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 642

    | Pedagogo

    Questão: Q78267

    Disciplina: Pedagogia

    Um pedagogo, atuando junto a uma equipe de recursos humanos, montou uma dinâmica de grupo cujo objetivo era identificar profissionais que apresentassem competências comportamentais próprias para um trabalho que seria desenvolvido no atendimento à população. O requisito seria menos o "saber-fazer" e mais o "saber-ser". As competências necessárias a estes profissionais são:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 641

    | Pedagogo

    Questão: Q78266

    Disciplina: Pedagogia

    Em contraposição ao modelo taylorista de produção, o modelo das competências, que atualmente vem atendendo mais adequadamente às novas demandas do mundo do trabalho, modifica as formas de regulação do trabalho e do sistema de formação porque:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 640

    | Pedagogo

    Questão: Q78265

    Disciplina: Pedagogia

    Em contexto de crise do Estado-providência, a avaliação passou a ser instrumento de controle da educação, promovendo mecanismos de aferição de rendimento, tornando os processos educativos meios de competição, tendo em vista as demandas do mercado. Contudo, é possível assentar o projeto educacional sobre o pilar da emancipação, tendo na avaliação formativa uma maneira de equilibrar regulação e emancipação. Para que este processo ocorra, faz-se necessário restaurar:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 639

    | Pedagogo

    Questão: Q78264

    Disciplina: Pedagogia

    Um processo de avaliação formativa foi adotado em programas de saúde da mulher, desenvolvidos em vários municípios. Esta modalidade de avaliação, adotada em programas na área de saúde, visa a:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 638

    | Pedagogo

    Questão: Q78263

    Disciplina: Pedagogia

    Durante e ao final do curso de capacitação, o pedagogo empregou formas de avaliação, tanto do trabalho realizado pela equipe quanto dos educandos, privilegiando um processo de avaliação formativa. O pedagogo, portanto, utilizou-se de procedimentos em que:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 637

    | Pedagogo

    Questão: Q78262

    Disciplina: Pedagogia

    No processo de gestão dos cursos de capacitação, o modelo adotado privilegiou uma organização participativa. Considere as afirmações abaixo sobre este modelo de gestão. I - A participação incentiva as ações de natureza corporativa e desobriga o Estado nas suas atribuições de atendimento à população. II - Uma consulta individual aos atores envolvidos garante, por si só, a participação consciente. III - O modelo de participação dá importância às relações internas, ao nível de transparência, ao grau de autonomia e de responsabilidade, bem como à possibilidade de construir um plano consensual de ação coletiva. IV - Levar em consideração as características individuais é de suma importância para a gestão participativa bem sucedida. Caracterizam a gestão participativa a(as) afirmativa(s):

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 636

    | Pedagogo

    Questão: Q78261

    Disciplina: Pedagogia

    A equipe de profissionais reconhece a importância da utilização de recursos audiovisuais em programas de capacitação, mas mantém uma postura crítica em relação a seu uso, pois sabe que:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 635

    | Pedagogo

    Questão: Q78260

    Disciplina: Pedagogia

    Por conhecer as práticas interdisciplinares, o pedagogo da equipe sabe distinguir a diferença entre interdisciplinaridade científica e interdisciplinaridade escolar, reconhecendo que a científica é a que mais se aplica ao tipo de trabalho desenvolvido porque sua finalidade é:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 634

    | Pedagogo

    Questão: Q78259

    Disciplina: Pedagogia

    A atuação desses profissionais se deu de forma interdisciplinar, o que supõe que:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 633

    | Pedagogo

    Questão: Q78258

    Disciplina: Pedagogia

    Um feito que chama a atenção, no Brasil, é a audiência do programa Big Brother, que atraiu público justamente pela existência de dois grupos na "casa": os "éticos" e os "não éticos". Nas organizações profissionais acontecem situações semelhantes às do programa: alianças, intrigas, discussões apaziguadoras, silêncios, etc. Faz-se necessária, cada vez mais, a adoção de uma postura ética, na vida e no espaço profissional, o que foi sugerido nos 13 princípios do Código internacional de ética, formulado em Caux, na Suíça, por líderes empresariais de várias partes do mundo. Assinale a alternativa que apresenta alguns destes princípios.

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 632

    | Pedagogo

    Questão: Q78257

    Disciplina: Pedagogia

    Richard Sennett, em "A corrosão do caráter" (1999), apresenta uma posição crítica em relação à moderna ética do trabalho, que está centrada, segundo o autor, noa:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 631

    | Pedagogo

    Questão: Q78256

    Disciplina: Pedagogia

    O paradigma da ciência tradicional, baseado nos domínios das ciências naturais, entrou em crise, desencadeada desde as teorias de Einstein e a mecânica quântica, dando lugar a um paradigma emergente, que deve ser levado em conta no processo educativo. Segundo Boaventura S. Santos (2003), tal paradigma emergente pode ser caracterizado por (pela):

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 630

    | Pedagogo

    Questão: Q78255

    Disciplina: Pedagogia

    Quanto às formas metodológicas, as estratégias a serem privilegiadas para a superação de um modelo taylorista/fordista devem levar em consideração:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 629

    | Pedagogo

    Questão: Q78254

    Disciplina: Pedagogia

    Nas perspectivas das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, o enfoque a ser dado aos conteúdos no processo de educação continuada deve contemplar:

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    CESGRANRIO - 2005 - SEAD-AM - 628

    | Pedagogo

    Questão: Q78253

    Disciplina: Pedagogia

    Apesar dessas transformações, muitas práticas educacionais ainda estão baseadas em um modelo taylorista/ fordista, cujas características predominantes são:
    Considere o texto para responder às questões de 11 a 13
    Diante das inúmeras e aceleradas transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho, pautadas na disseminação de novas tecnologias, no processo de globalização, na presença dominante dos meios de comunicação e nos novos padrões de produção e consumo, faz-se necessário instituir um projeto pedagógico que ajude na formação de sujeitos capazes de participar ativamente da construção de uma sociedade em que não haja excluídos no acesso aos bens materiais e culturais. A educação tem papel fundamental na melhoria global e qualitativa das condições de vida.

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 802

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76368

    Disciplina: Pedagogia

    Conforme a Constituição Brasileira a União organizará e financiará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, e prestará assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o desenvolvimento de seus sistemas de ensino e o atendimento prioritário à escolaridade obrigatória. Ainda é correto afirmar que de acordo com a Constituição Brasileira os Municípios atuarão prioritariamente no:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 801

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76367

    Disciplina: Pedagogia

    Se analisarmos com cuidado as reformas educacionais ocorridas no Brasil é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 800

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76366

    Disciplina: Pedagogia

    No dia 20 de dezembro de 1996, o presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, depois de oito anos de discussões no Congresso Nacional. Assim segundo a Nova LDB é correto afirmar que em relação aos níveis escolares a educação brasileira compõe-se de:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 799

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76365

    Disciplina: Pedagogia

    As pedagogias que consideram o sujeito como uma tabula-rasa, cabendo à educação, através da transmissão ou modelagem, prover o depósito de conteúdos nos alunos. É correto afirmar que tais tendências baseiam-se na corrente psicológica denominada:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 798

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76364

    Disciplina: Pedagogia

    Na Pedagogia, a unidade entre teoria e prática é fundamental. Tal compreensão apresenta um caráter teórico-metodológico, podendo nortear o desenvolvimento de práticas investigativas, dialéticas, realizadas na escola ou em outros espaços não formais. Assim é possível adotar a metodologia da pesquisa-ação como organização da prática do pedagogo. Em relação a esta metodologia é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 797

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76363

    Disciplina: Pedagogia

    No Brasil conforme a legislação educacional vigente é correto afirmar que o ensino, será ministrado, com base no seguinte princípio.

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 796

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76362

    Disciplina: Pedagogia

    Com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia em geral, a educação continuada torna-se imperiosa. A implantação da tecnologia educacional com ênfase na educação a distância pode ser mais um instrumento de abertura para outras perspectivas profissionais. Em relação às tecnologias educacionais é correto afirmar:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 795

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76361

    Disciplina: Pedagogia

    O processo de discriminação e inferiorização da mulher é antigo, entretanto, adquire novas faces a partir das mudanças históricas que estamos vivenciando. Em relação a uma postura mais igualitária de educação é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 794

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76360

    Disciplina: Pedagogia

    Para a pedagogia, as relações das crianças na sociedade, intermediadas pela família, são um fenômeno mutável no tempo. Assim, é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 793

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76359

    Disciplina: Pedagogia

    Um pedagogo comprometido com o seu tempo e com a sociedade brasileira reconhece na prática que não se erradica o analfabetismo se não se erradica a pobreza. Com esta compreensão, em termos de práticas educacionais, é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 792

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76358

    Disciplina: Pedagogia

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abrange todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação, do ensino público e privado à educação especial. Tradicionalmente é correto afirmar que a Lei n.º 9394/96 também é chamada de:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 791

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76357

    Disciplina: Pedagogia

    Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 790

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76356

    Disciplina: Pedagogia

    Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 789

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76355

    Disciplina: Pedagogia

    A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 788

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76354

    Disciplina: Pedagogia

    A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 787

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76353

    Disciplina: Pedagogia

    O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 786

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76352

    Disciplina: Pedagogia

    Pela Lei n.º 9394/96 a Educação Básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclo, alternância regular de períodos de estudo, grupos não seriados, com base na idade na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. Em função dessa flexibilização é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 785

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76351

    Disciplina: Pedagogia

    Segundo a Lei n.º 9394/96 que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 784

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76350

    Disciplina: Pedagogia

    Deve-se a Constituição Brasileira a inovação do atendimento em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade. Os legisladores se deram conta da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do indivíduo e das conseqüências desfavoráveis que vivem grande parte da população brasileira. Ainda em relação aos avanços da Constituição Brasileira é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 783

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76349

    Disciplina: Pedagogia

    A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 782

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76348

    Disciplina: Pedagogia

    A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 781

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76347

    Disciplina: Pedagogia

    Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 780

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76346

    Disciplina: Pedagogia

    Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 779

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76345

    Disciplina: Pedagogia

    A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 778

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76344

    Disciplina: Pedagogia

    Ao nascer, a criança ingressa num mundo de relações sociais que lhe abrirá todas as possibilidades de aprendizado e de constituição de si mesma como sujeito. Nesta direção é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 777

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76343

    Disciplina: Pedagogia

    Toda atividade humana é mediada pelo signo. Percebemos isso quando comparamos a atividade mental humana com a dos outros animais. Eles dirigem suas ações pelo imediatismo, enquanto, o homem é capaz de romper com essa dimensão imediata do comportamento, dirigindo e controlando suas ações. Compreendendo os signos como mediadores da interação humana é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 776

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76342

    Disciplina: Pedagogia

    O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Nas tribos primitivas os filhos aprendiam com os pais a atender suas necessidades, a superar as dificuldades do clima e desenvolver-se na arte da caça. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a se dedicar, exclusivamente, às tarefas relacionadas com o ensino. Em relação ao conceito etimológico do ensino é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 775

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76341

    Disciplina: Pedagogia

    O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 774

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76340

    Disciplina: Pedagogia

    Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:

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    ESAG - 2005 - TJ-MA - 773

    | Analista Judiciário - Pedagogo

    Questão: Q76339

    Disciplina: Pedagogia

    As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 676

    | Pedagogo

    Questão: Q74791

    Disciplina: Pedagogia

    Diante da realidade social, marcada tanto pela diversidade cultural quanto pela imensa quantidade dos que são excluídos das possibilidades de conquistar mínimas condições de vida com dignidade, apresentam-se, hoje, processos educativos em uma perspectiva intercultural, que tem como critérios básicos:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 675

    | Pedagogo

    Questão: Q74790

    Disciplina: Pedagogia

    Um programa de formação continuada tinha como proposta o desenvolvimento de cursos de educação para a cidadania, nos quais o jogo seria uma técnica selecionada. Articulando-se com a equipe de recursos humanos, o pedagogo demonstrou que esta técnica tem como objetivos fundamentais:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 674

    | Pedagogo

    Questão: Q74789

    Disciplina: Pedagogia

    Um plano de educação de âmbito nacional é produto de uma consciência coletiva a respeito do valor da educação, tal como ocorreu no lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), que foi motivado pela(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 673

    | Pedagogo

    Questão: Q74788

    Disciplina: Pedagogia

    Segundo o Plano Nacional de Educação (Lei Federal no 10.172, de 09 de janeiro de 2001), é(são) obrigação(ões) dos Estados:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 672

    | Pedagogo

    Questão: Q74787

    Disciplina: Pedagogia

    Para organizar um ciclo de palestras, tendo em vista o aprimoramento dos profissionais, foi necessária uma atuação interdisciplinar. Uma atuação nestes moldes supõe que a(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 671

    | Pedagogo

    Questão: Q74786

    Disciplina: Pedagogia

    A promoção de um processo de educação continuada exige do pedagogo uma atuação voltada para a pesquisa, como uma das formas mais eficazes de detectar e resolver problemas. Quais passos devem ser dados durante a prática da pesquisa?

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 670

    | Pedagogo

    Questão: Q74785

    Disciplina: Pedagogia

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) representou uma transformação histórica na concepção jurídica acerca deste segmento populacional porque:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 669

    | Pedagogo

    Questão: Q74784

    Disciplina: Pedagogia

    O Ministério da Educação pretende ampliar a aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), estendendo-o a toda educação básica. Contudo, até que esta ampliação seja votada e regulamentada, faz-se necessário cumprir as determinações da Lei 9.424/96, que dispõe sobre o FUNDEF, dentre as quais se destaca a(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 668

    | Pedagogo

    Questão: Q74783

    Disciplina: Pedagogia

    Um parlamentar encaminhou à Assembléia Legislativa o pedido de ajuda financeira aos servidores que estejam freqüentando regularmente um curso superior em instituição particular. Este procedimento está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96?

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 667

    | Pedagogo

    Questão: Q74782

    Disciplina: Pedagogia

    O programa de treinamento que Regina vai desenvolver utilizará a avaliação formativa como modalidade de verificação da aprendizagem, que, segundo Afonso (2000), se constitui em:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 666

    | Pedagogo

    Questão: Q74781

    Disciplina: Pedagogia

    O primeiro passo foi desenvolver o planejamento educacional que, em sua etapa inicial, deve identificar as competências necessárias aos funcionários, que são:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 665

    | Pedagogo

    Questão: Q74780

    Disciplina: Pedagogia

    A velocidade das mudanças no âmbito do conhecimento científico e tecnológico exige que o educador se dedique a desencadear processos de educação permanente na organização em que atua. Por conseguinte, uma de suas atribuições fundamentais é promover a gestão do conhecimento, no interior da organização, que consiste em:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 664

    | Pedagogo

    Questão: Q74779

    Disciplina: Pedagogia

    Em uma escola da rede pública foi instituído o "dia de combate ao preconceito e a favor da diversidade", promovido pelos professores de Geografia. Apesar de a iniciativa possuir sementes de um processo educativo que valoriza a diversidade cultural e promove inclusão educacional, ela recebe, segundo Santomé (1998), algumas críticas, pois:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 663

    | Pedagogo

    Questão: Q74778

    Disciplina: Pedagogia

    Uma pedagoga é chamada a prestar assessoria em atividades legislativas a respeito do direito à educação como direito público subjetivo, tal como está previsto no artigo 208 (§ 1o e 2o) da Constituição Brasileira de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96. A pedagoga deve informar, corretamente, que tal direito é aquele pelo qual:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 662

    | Pedagogo

    Questão: Q74777

    Disciplina: Pedagogia

    Em uma reunião da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, discutiu-se a respeito das atribuições dos Estados quanto à organização de seu sistema de ensino. As afirmativas que se seguem foram expostas na reunião. I - Os Estados, através de seus sistemas de ensino, devem proporcionar acesso à educação de nível médio e legislar sobre ela, ficando os demais níveis de educação a cargo do município. II - Os sistemas estaduais têm a função de disciplinar a educação particular, fundamental e média. III - A Secretaria Estadual de Educação e o Conselho Estadual de Educação exercem funções normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras nas redes oficial e particular. IV - As universidades públicas e particulares, bem como as faculdades e os centro universitários são da competência normativa dos Estados. É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 661

    | Pedagogo

    Questão: Q74776

    Disciplina: Pedagogia

    Um parlamentar, ao participar de um debate em sua comunidade de origem, recebeu dados sobre os conselhos de escola que funcionavam na localidade. Observou que deles participavam os diretores das escolas, alguns professores e funcionários. Encaminhando os dados a um pedagogo, recebeu a orientação sobre a forma de constituição de tais conselhos, a fim de que pudesse colaborar com os processos participativos em sua comunidade. Sobre a formação e o funcionamento dos conselhos de escola, de acordo com a LDB 9.394/96, é correto afirmar que:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 660

    | Pedagogo

    Questão: Q74775

    Disciplina: Pedagogia

    O mundo do trabalho e da educação vem sendo afetado por revoluções científicas e tecnológicas. Assinale a opção que apresenta algumas das transformações decorrentes da terceira revolução científica e tecnológica, no que diz respeito ao trabalho e à educação.

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 659

    | Pedagogo

    Questão: Q74774

    Disciplina: Pedagogia

    A base de produção taylorista / fordista pode ser identificada também no contexto educacional. Entretanto, diante das novas demandas no mundo do trabalho, da ciência e da cultura, esta base de produção vem sendo substituída, o que implica que a educação escolar e a que ocorre no ambiente profissional, correspondam a estas demandas por meio de uma ação pedagógica que:

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    CESGRANRIO - 2005 - Ass- Legislativa -TO - 658

    | Pedagogo

    Questão: Q74773

    Disciplina: Pedagogia

    As transformações gerais que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea apontam para a inevitabilidade de compreender a educação num contexto afetado pela globalização e pela revolução tecnológica. Diante dessa realidade, os objetivos que devem ser assumidos para uma educação pública, democrática e de qualidade social são:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 546

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74752

    Disciplina: Pedagogia

    Diante da realidade social, marcada tanto pela diversidade cultural quanto pela imensa quantidade dos que são excluídos das possibilidades de conquistar mínimas condições de vida com dignidade, apresentam-se, hoje, processos educativos em uma perspectiva intercultural, que tem como critérios básicos:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 545

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74751

    Disciplina: Pedagogia

    Um programa de formação continuada tinha como proposta o desenvolvimento de cursos de educação para a cidadania, nos quais o jogo seria uma técnica selecionada. Articulando-se com a equipe de recursos humanos, o pedagogo demonstrou que esta técnica tem como objetivos fundamentais:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 544

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74750

    Disciplina: Pedagogia

    Um plano de educação de âmbito nacional é produto de uma consciência coletiva a respeito do valor da educação, tal como ocorreu no lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), que foi motivado pela(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 543

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74749

    Disciplina: Pedagogia

    Segundo o Plano Nacional de Educação (Lei Federal no 10.172, de 09 de janeiro de 2001), é(são) obrigação(ões) dos Estados:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 542

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74748

    Disciplina: Pedagogia

    Para organizar um ciclo de palestras, tendo em vista o aprimoramento dos profissionais, foi necessária uma atuação interdisciplinar. Uma atuação nestes moldes supõe que a(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 541

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74747

    Disciplina: Pedagogia

    A promoção de um processo de educação continuada exige do pedagogo uma atuação voltada para a pesquisa, como uma das formas mais eficazes de detectar e resolver problemas. Quais passos devem ser dados durante a prática da pesquisa?

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 540

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74746

    Disciplina: Pedagogia

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) representou uma transformação histórica na concepção jurídica acerca deste segmento populacional porque:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 539

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74745

    Disciplina: Pedagogia

    O Ministério da Educação pretende ampliar a aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), estendendo-o a toda educação básica. Contudo, até que esta ampliação seja votada e regulamentada, faz-se necessário cumprir as determinações da Lei 9.424/96, que dispõe sobre o FUNDEF, dentre as quais se destaca a(o):

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 538

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74744

    Disciplina: Pedagogia

    Um parlamentar encaminhou à Assembléia Legislativa o pedido de ajuda financeira aos servidores que estejam freqüentando regularmente um curso superior em instituição particular. Este procedimento está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96?

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 537

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74743

    Disciplina: Pedagogia

    O programa de treinamento que Regina vai desenvolver utilizará a avaliação formativa como modalidade de verificação da aprendizagem, que, segundo Afonso (2000), se constitui em:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 536

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74742

    Disciplina: Pedagogia

    O primeiro passo foi desenvolver o planejamento educacional que, em sua etapa inicial, deve identificar as competências necessárias aos funcionários, que são:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 535

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74741

    Disciplina: Pedagogia

    A velocidade das mudanças no âmbito do conhecimento científico e tecnológico exige que o educador se dedique a desencadear processos de educação permanente na organização em que atua. Por conseguinte, uma de suas atribuições fundamentais é promover a gestão do conhecimento, no interior da organização, que consiste em:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 534

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74740

    Disciplina: Pedagogia

    Em uma escola da rede pública foi instituído o "dia de combate ao preconceito e a favor da diversidade", promovido pelos professores de Geografia. Apesar de a iniciativa possuir sementes de um processo educativo que valoriza a diversidade cultural e promove inclusão educacional, ela recebe, segundo Santomé (1998), algumas críticas, pois:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 533

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74739

    Disciplina: Pedagogia

    Uma pedagoga é chamada a prestar assessoria em atividades legislativas a respeito do direito à educação como direito público subjetivo, tal como está previsto no artigo 208 (§ 1o e 2o) da Constituição Brasileira de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9.394/96. A pedagoga deve informar, corretamente, que tal direito é aquele pelo qual:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 532

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74738

    Disciplina: Pedagogia

    Em uma reunião da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, discutiu-se a respeito das atribuições dos Estados quanto à organização de seu sistema de ensino. As afirmativas que se seguem foram expostas na reunião. I - Os Estados, através de seus sistemas de ensino, devem proporcionar acesso à educação de nível médio e legislar sobre ela, ficando os demais níveis de educação a cargo do município. II - Os sistemas estaduais têm a função de disciplinar a educação particular, fundamental e média. III - A Secretaria Estadual de Educação e o Conselho Estadual de Educação exercem funções normativas, deliberativas, consultivas e fiscalizadoras nas redes oficial e particular. IV - As universidades públicas e particulares, bem como as faculdades e os centro universitários são da competência normativa dos Estados. É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 531

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74737

    Disciplina: Pedagogia

    Um parlamentar, ao participar de um debate em sua comunidade de origem, recebeu dados sobre os conselhos de escola que funcionavam na localidade. Observou que deles participavam os diretores das escolas, alguns professores e funcionários. Encaminhando os dados a um pedagogo, recebeu a orientação sobre a forma de constituição de tais conselhos, a fim de que pudesse colaborar com os processos participativos em sua comunidade. Sobre a formação e o funcionamento dos conselhos de escola, de acordo com a LDB 9.394/96, é correto afirmar que:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 530

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74736

    Disciplina: Pedagogia

    O mundo do trabalho e da educação vem sendo afetado por revoluções científicas e tecnológicas. Assinale a opção que apresenta algumas das transformações decorrentes da terceira revolução científica e tecnológica, no que diz respeito ao trabalho e à educação.

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 529

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74735

    Disciplina: Pedagogia

    A base de produção taylorista / fordista pode ser identificada também no contexto educacional. Entretanto, diante das novas demandas no mundo do trabalho, da ciência e da cultura, esta base de produção vem sendo substituída, o que implica que a educação escolar e a que ocorre no ambiente profissional, correspondam a estas demandas por meio de uma ação pedagógica que:

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    CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - 528

    | Consultor Legislativo - Pedagogo

    Questão: Q74734

    Disciplina: Pedagogia

    As transformações gerais que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea apontam para a inevitabilidade de compreender a educação num contexto afetado pela globalização e pela revolução tecnológica. Diante dessa realidade, os objetivos que devem ser assumidos para uma educação pública, democrática e de qualidade social são:

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    FCC - 2005 - UFT - 401

    | Pedagogo

    Questão: Q73113

    Disciplina: Pedagogia

    As respostas das crianças oferecem imensas possibilidades de análise em termos de perspectivas diferenciadas e/ou contraditórias às do adulto sobre fenômenos que estão sendo estudados. A postura do professor frente às alternativas de solução construídas pelo aluno deveria estar comprometida com a concepção de erro "construtivo", o que significa considerar que o conhecimento produzido pelo educando, num dado momento de sua experiência de vida, é um conhecimento em processo de superação. Isso vale dizer que o

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    FCC - 2005 - UFT - 400

    | Pedagogo

    Questão: Q73112

    Disciplina: Pedagogia

    Atento à "natureza social" do ser humano, que desde o berço vive rodeado por seus pares em um ambiente impregnado pela cultura, Vygotsky defendeu que o desenvolvimento da inteligência se dá

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    FCC - 2005 - UFT - 399

    | Pedagogo

    Questão: Q73111

    Disciplina: Pedagogia

    As teorias críticas sobre currículos afirmam que o currículo está estreitamente relacionado às estruturas econômicas e sociais mais amplas; não é um corpo neutro, inocente e desinteressado de conhecimentos. De acordo com essa concepção de currículo, a seleção de conhecimento é

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    FCC - 2005 - UFT - 398

    | Pedagogo

    Questão: Q73110

    Disciplina: Pedagogia

    O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo. O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de

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    FCC - 2005 - UFT - 397

    | Pedagogo

    Questão: Q73109

    Disciplina: Pedagogia

    O desafio de todo educador na construção do planejamento é conhecer o que planeja e estruturar os objetivos de sua prática que nortearão a organização de sua ação. No entanto, a ação organizada NÃO pode significar

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    FCC - 2005 - UFT - 396

    | Pedagogo

    Questão: Q73108

    Disciplina: Pedagogia

    Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor

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    FCC - 2005 - UFT - 395

    | Pedagogo

    Questão: Q73107

    Disciplina: Pedagogia

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais prevêem a organização escolar em áreas do conhecimento e temas transversais, no entanto, os temas não constituem novas áreas, mas são definidos como

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    FCC - 2005 - UFT - 394

    | Pedagogo

    Questão: Q73106

    Disciplina: Pedagogia

    De acordo com a LDB (Lei no 9394/96):
    I. a educação básica é formada pelos ensino fundamental e ensino médio.
    II. a carga horária mínima anual, nos níveis fundamental e médio, será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
    III. o calendário deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino.
    IV. a oferta de ensino noturno regular deverá ser adequada às condições do educando.
    V. o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Estão corretas, APENAS, as afirmações

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    FCC - 2005 - UFT - 393

    | Pedagogo

    Questão: Q73105

    Disciplina: Pedagogia

    Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Estas idéias traduzem uma concepção de educação

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    FCC - 2005 - UFT - 392

    | Pedagogo

    Questão: Q73104

    Disciplina: Pedagogia

    A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social. Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 391

    | Pedagogo

    Questão: Q73103

    Disciplina: Pedagogia

    Em todas as escolas existem pessoas que refletem e que inovam, mas é freqüente estarem isoladas e até numa certa marginalidade, muitos preferem produzir a sua reflexão e os seus ensaios numa espécie de clandestinidade, de modo a evitar os desgostos e os afrontamentos dolorosos. Perdem-se muitos esforços, não tanto por falta de idéias, mas por falta de organização da criatividade. Esta organização torna-se mais difícil porque

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 390

    | Pedagogo

    Questão: Q73102

    Disciplina: Pedagogia

    Reconheço no meu interlocutor alguém que, mesmo defendendo idéias que recuso, desempenha uma função essencial na minha auto-renovação, no enriquecimento de meu conhecimento, na superação de minhas verdades absolutas que podem estar sempre ocorrendo comigo sem que eu me dê conta delas. De acordo com o texto, para a ampliação do conhecimento interno é preciso que essa procura se dê

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 389

    | Pedagogo

    Questão: Q73101

    Disciplina: Pedagogia

    A organização do currículo por Projeto de Trabalho deve ser construída em parceria com os alunos. Nele o tema proporciona a aprendizagem significativa de conteúdos vinculados ao conhecimento historicamente acumulado, porém, o enfoque não está no tema e sim na apreensão dos meios necessários para a aprendizagem de qualquer conhecimento, buscando a autonomia intelectual do aluno. A organização do currículo por Projeto de Trabalho tem como objetivo contribuir para que o aluno

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 388

    | Pedagogo

    Questão: Q73100

    Disciplina: Pedagogia

    Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles. Analisando essa afirmação, a ação supervisora na escola deve

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 387

    | Pedagogo

    Questão: Q73099

    Disciplina: Pedagogia

    Não há um único responsável pela organização da vida das escolas. Esta é uma tarefa de todos os membros da escola, envolvidos no projeto de incentivar o desenvolvimento intelectual, a vida comunitária e o preparo para o exercício da sua cidadania: a coletividade é o centro configurador da prática escolar. No entanto, no acompanhamento do trabalho escolar, é fundamental que se tome cuidado com as práticas

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 386

    | Pedagogo

    Questão: Q73098

    Disciplina: Pedagogia

    Considere as afirmativas abaixo.
    I. Os pais ou responsáveis têm obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.
    II. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de reiteradas faltas injustificadas e de evasão escolar.
    III. O Conselho de Escola deverá comunicar ao Conselho Tutelar os casos de elevados níveis de repetência. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto o que se afirma APENAS em

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 385

    | Pedagogo

    Questão: Q73097

    Disciplina: Pedagogia

    A educação básica, nos níveis fundamental e médio será organizada da seguinte forma:

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 384

    | Pedagogo

    Questão: Q73096

    Disciplina: Pedagogia

    Hoje, as famílias de nossos alunos são desestruturadas, não se responsabilizam mais pela educação de seus filhos e menos ainda estão interessadas em acompanhar seus filhos na lição de casa. Os pais nem sequer comparecem nas reuniões da escola. Considerando uma visão crítica de educação, o tema participação da comunidade na escola exige postura positiva da instituição com relação aos responsáveis pelos estudantes,

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 383

    | Pedagogo

    Questão: Q73095

    Disciplina: Pedagogia

    Os Conselhos de Escola e comunidade trouxeram para o cotidiano escolar vozes diferentes e discordantes que assustam por vezes a direção, o corpo docente e os técnicos das secretarias de educação mas, que são importantes no conjunto das relações democráticas. A partir do exposto, é possível afirmar que o Conselho de Escola

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 382

    | Pedagogo

    Questão: Q73094

    Disciplina: Pedagogia

    Na ação participativa e democrática não deve existir relação de subordinação entre equipe técnica, educadores e comunidade escolar. Pais, professores e direção da escola são vistos como partes interessadas no sucesso escolar dos alunos... Para que se efetive essa relação de participação, como explicitada acima, a escola NÃO poderá

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 381

    | Pedagogo

    Questão: Q73093

    Disciplina: Pedagogia

    Múltiplas propostas curriculares existem em curso no cotidiano das escolas [...] é importante entender o currículo como política cultural que implica pensar em questões de gênero, raça/etnia, sexualidade, juventude, violência, tecnologias, trabalho, desemprego, entre tantas outras. De acordo com a legislação em vigor, essa organização curricular é possível quando assegurada a

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 380

    | Pedagogo

    Questão: Q73092

    Disciplina: Pedagogia

    Para que se possa caminhar numa certa direção é preciso examinar cuidadosa e atenciosamente o lugar de onde se partiu. Em relação à organização curricular, as idéias acima indicam a importância do

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 379

    | Pedagogo

    Questão: Q73091

    Disciplina: Pedagogia

    Na verdade, em nome da "boa educação" e do respeito à individualidade de cada um, o que se faz, em geral, é impedir que o diferente se expresse. Aliás, as normas da boa educação são formas de controle social, em que o "diferente" é penalizado apenas por ser diferente dos que se acreditam iguais. Segundo as teorias críticas sobre currículo, a escolha e a organização dos conhecimentos refletem os

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 378

    | Pedagogo

    Questão: Q73090

    Disciplina: Pedagogia

    Na organização curricular, as tendências progressistas, anti-autoritárias e liberais, contrárias, portanto, à visão clássica, enfatizam a

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 377

    | Pedagogo

    Questão: Q73089

    Disciplina: Pedagogia

    O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível. A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 376

    | Pedagogo

    Questão: Q73088

    Disciplina: Pedagogia

    A avaliação entendida como fornecimento de informações, com o objetivo de orientar a prática pedagógica durante o processo de aprendizagem dos alunos, expressa uma concepção de avaliação

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 375

    | Pedagogo

    Questão: Q73087

    Disciplina: Pedagogia

    Quando nos referimos ao valor das interações em sala de aula, não aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma a reproduzir um determinado saber eleito como importante e fundamental para a vida de todos. As teorias sócio-interacionistas da aprendizagem têm enfatizado o desenvolvimento humano a partir das

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 374

    | Pedagogo

    Questão: Q73086

    Disciplina: Pedagogia

    A discussão sobre qual método é o mais indicado para se levar a um aprendizado mais efetivo é insolúvel. É necessário que os educadores se convençam que a ação primeira é investigar, pesquisar, analisar como o aluno aprende e a partir destes dados decidir qual o caminho que melhor pode se adequar às necessidades de aprendizagem de seus alunos. Considerando as idéias acima, pode-se afirmar que ensinar

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 373

    | Pedagogo

    Questão: Q73085

    Disciplina: Pedagogia

    Não há como não repetir que ensinar não é pura transferência mecânica do conhecimento ao educando. Como não há também como não repetir que, partir do saber que os educandos tenham não significa ficar girando em torno deste saber. Partir significa pôr-se a caminho, ir-se, deslocar-se de um ponto a outro e não ficar, permanecer. Nessa concepção, a escola deveria

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 372

    | Pedagogo

    Questão: Q73084

    Disciplina: Pedagogia

    As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência. A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 371

    | Pedagogo

    Questão: Q73083

    Disciplina: Pedagogia

    Os alunos não discutem o que estão aprendendo, se estão aprendendo, o sentido do que estão aprendendo, mas que nota tiraram, em que disciplina estão, com ou sem média. Analisando as idéias do texto acima, numa concepção crítica de educação, a avaliação tem função

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 370

    | Pedagogo

    Questão: Q73082

    Disciplina: Pedagogia

    Vocês falam em avaliar o aluno durante o processo, mas isso é fácil no discurso. Na prática, o professor precisa mesmo é aplicar uma provinha ao final do ensino de cada conteúdo para poder perceber as dificuldades dos alunos. Esse comentário mostra como muitas vezes, na avaliação diagnóstica, o professor não faz uso de um importante instrumento:

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 369

    | Pedagogo

    Questão: Q73081

    Disciplina: Pedagogia

    O Estatuto da Criança e do Adolescente, em relação aos maus tratos envolvendo alunos, determina que a comunicação ao Conselho Tutelar deverá ser realizada

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 368

    | Pedagogo

    Questão: Q73080

    Disciplina: Pedagogia

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90) estabelece que:
    I. A criança e o adolescente têm direito à educação, assegurando-lhes igualdade de condições para o acesso e permanência da criança na escola.
    II. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
    III. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. É correto o que se afirma em

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 367

    | Pedagogo

    Questão: Q73079

    Disciplina: Pedagogia

    Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 366

    | Pedagogo

    Questão: Q73078

    Disciplina: Pedagogia

    De acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), compete aos municípios oferecer a educação infantil e

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 365

    | Pedagogo

    Questão: Q73077

    Disciplina: Pedagogia

    O dever do Estado para com a educação, nos termos do artigo 208, da Constituição da República Federativa do Brasil, será efetivado mediante a garantia de: I. oferta do ensino noturno regular, adequado à condições do educando. II. atendimento ao educando através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III. atendimento educacional e psicológico especializado aos que não conseguirem aprender na idade própria. É correto o que se afirma APENAS em

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 364

    | Pedagogo

    Questão: Q73076

    Disciplina: Pedagogia

    Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola possa de fato ser um processo participativo, é preciso

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 363

    | Pedagogo

    Questão: Q73075

    Disciplina: Pedagogia

    A elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, muitas vezes, vem a ser um desafio, na medida em que a avaliação e a renovação das práticas educacionais tornam- se uma exigência durante sua construção. Esta renovação é complexa porque perpassa todos os aspectos da prática social e pedagógica na escola. Para que esta transformação seja possível, um dos elementos fundamentais é a

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 362

    | Pedagogo

    Questão: Q73074

    Disciplina: Pedagogia

    Planejamento é uma técnica e com certeza pode ser usada com vários interesses e objetivos; tanto pode ser apropriada para mascarar uma realidade como para impor soluções que por vezes não representam o interesse de todos, mas certamente de alguns grupos de pessoas. De acordo com essa visão de planejamento, a ação de planejar

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 361

    | Pedagogo

    Questão: Q73073

    Disciplina: Pedagogia

    O planejamento da educação escolar pode ser concebido como processo que envolve a prática docente no cotidiano escolar, envolvendo a fase anterior ao início das aulas, o durante e o depois, num exercício contínuo de açãoreflexão- ação. Planejar, então, é processo, contínuo e dinâmico, de

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 360

    | Pedagogo

    Questão: Q73072

    Disciplina: Pedagogia

    Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensou fazer. Planejar, nesse sentido, é

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 359

    | Pedagogo

    Questão: Q73071

    Disciplina: Pedagogia

    Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, consta a fundamentação de que as crianças não entram na escola desinformadas e que possuem conhecimentos prévios sobre a linguagem. Assim, na aprendizagem da escrita são recomendadas atividades em que a criança

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 358

    | Pedagogo

    Questão: Q73070

    Disciplina: Pedagogia

    "Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia". Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 357

    | Pedagogo

    Questão: Q73069

    Disciplina: Pedagogia

    As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca. As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na

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    FCC - 2005 - PM Teresina-PI - 356

    | Pedagogo

    Questão: Q73068

    Disciplina: Pedagogia

    Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a